quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O custo do 1º Salão Internacional do Livro da PB

Olá, viajantes!

Já visitaram o 1º Salão Internacional do Livro da Paraíba que está acontecendo no Espaço Cultural até o dia 28 desse mês? Ainda não? Corram... grande oportunidade de adquirir ótimos livros a preços baixíssimos. Eu mesmo comprei dois livros, cada um custou R$ 5,00. Existem outros que até por R$ 1,00 você encontra. Vale muito a pena ir, principalmente professores, já que muitos dos livros são voltados para a Educação.


Porém, com tudo, todavia, entretanto contarei uma estorinha não tão agradável. Soube desse Salão por acaso na internet, acredito que na terça-feira (16/11).  Até divulguei o evento aqui neste blog no dia 18/11. Pois é, desde que soube tentei divulgar das melhores formas possíveis: pelo blog, no twitter (@brunolmachado) e também no IFPB (onde sou professor substituto).

Até então, pensava que eu era o único desinformado da Paraíba, já que estava viajando. Mas, qual foi minha surpresa?? Muitos, mas muitos mesmo, não sabiam da realização desse evento.

No IFPB, tenho disciplinas de “Planejamento e Organização de Eventos”. Melhor oportunidade eu não teria de levar meus alunos para presenciar um grande evento e analisar sua composição e organização. Então, ontem (24/11) foi o grande dia. Tudo ocorreu bem, deixo-os soltos para observar o evento e, claro, participar também.

Depois de saber que a divulgação estava com falhas, pensei que não teriam mais surpresas. Estava olhando o stand de uma editora e chega uma aluna me puxando para outro stand e me dizendo que eu tinha que saber o que estava acontecendo. Fui até lá. Em seguida, ela me apresenta o dono do stand (não preciso citar nomes), foi então que ele começou a falar... e falar tudo, pra quem quisesse ouvir.

Disse que no projeto inicial, quando os organizadores chegavam às Editoras para mostrar a intenção e objetivos do Evento, haveria um investimento do Governo da Paraíba de R$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) em forma de CrediLivros. O que seria isso? Por ser um evento do Governo do Estado, 15mil professores da rede estadual ganhariam, cada um, um crédito de R$ 100,00 (que seriam inseridos em Cartões de Crédito distribuídos mediante cadastro) para serem gastos em livros, durante o evento. Só bastaria ao professor escolher os livros pretendidos e, em troca, passar o cartão, esse dinheiro seria repassado pelo Governo do Estado para as editoras na prestação de contas ao final.

Mas na realidade isso não aconteceu. O número de 15mil professores do projeto inicial caiu para apenas 1mil, ou seja, o investimento seria de apenas R$ 100.000,00. Quanta diferença! E ainda mais, o crédito não foi em forma de CARTÃO, mas numa impressão em papel de péssima qualidade e sem nenhuma garantia de segurança (qualquer um poderia falsificar). Prejuízo para os expositores que teriam menos circulação de dinheiro, garantidos pelos Organizadores, no seu stand. Teriam que depender do consumo do público geral... OUTRA DECEPÇÃO! Como disse, havia falhas na divulgação, mas foi pior ainda! Nem mesmo as Escolas do estado foram avisadas do evento. O dono do stand com quem conversei disse que um representante teve que sair no próprio carro, durante o evento essa semana, para divulgar entre os professores e alunos, tentando instigar a visita.

Houve até protesto. Os expositores fecharam seus stands durante duas horas para sensibilizar os organizadores. Durante a semana, eles ameaçaram fechar os stands no dia de ontem (24/11). Mas em respeito ao público paraibano, eles resolveram cumprir as datas do evento. Disseram ainda que a Paraíba ficou “queimada” após tanta falta de profissionalismo, e disse mais, que o próximo Governo teria que trabalhar muito para tirar a mancha que foi deixada para realizar o 1º Salão Internacional do Livro aqui na Paraíba.

Deixo bem claro que não sou jornalista, nem editor de revista, jornal ou qualquer outro meio de comunicação oficial. Não sou partidário, não tenho cargo político e não dependo de política. Posiciono-me aqui como professor do Curso de Técnico em Evento e, também, como cidadão. E acho um absurdo o que fizeram. Profissionalismo ZERO!

Acredito ser de grande valia para nós receber um evento desse porte, estão de parabéns os que idealizaram e aplicaram o projeto. Mas, diante do exposto, do que adianta realizar um evento desse porte sem o preparo devido? Posso dizer, como visitador, que vale muito a pena ir ao Espaço Cultural. Mas a que custo a Paraíba está pagando?

Insisto: NÃO DEIXEM DE IR E PRESTIGIAR OS EXPOSITORES, ELES MERECEM PELO ESFORÇO.

A fama de maus leitores continua, mas seria nossa a inteira culpa? REFLITAM!

2 comentários:

  1. Olá Bruno! Estou navegando pelos blogs paraibanos e conhecendo uma Paraíba contada pelos seus moradores, que até então não conhecia e estou encantado por esse Estado!
    Vi em outros blogs postagem sobre esse evento; até cheguei a comentar com a minha esposa. Gostamos de eventos como esse, pelo menos duas vezes ao ano participamos de feira do livro. Neste ano fomos até Poços de Caldas (MG) e Ribeirão Preto (SP); como visitante posso lhe confortar. (sorrio) É que a cada ano, os responsáveis pela organização vão pegando o jeito.
    Espero que os organizadores não desanimem, mas que renovam suas forças para o evento de 2012.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
    http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e, também, pelo conforto rsrsr. Assim esperamos, nada acontece perfeitamente desde o início. Aprendamos sempre!

    ResponderExcluir

Comentaê!