terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atitude bacana, atitude consciente

Eu sei, eu sei. Não sou um blogueiro tão constante, eu sei! Peço desculpas pela ausência, mas é totalmente justificável. Em breve falarei dos motivos que fizeram afastar-me momentaneamente do LUPA.

Bom, estou aqui por outro motivo. Vi agora há pouco uma reportagem que traz uma notícia interessante, já que estamos entrando no clima natalino. Leiam abaixo a notícia completa:

"PBTur instala presépio ecológico no Centro Turístico de Tambaú

  
Durante os próximos 30 dias, quem passar pelo Centro Turístico de Tambaú, em João Pessoa, verá o presépio natalino confeccionado de maneira diferente. Trata-se de uma obra ecológica do artista plástico Elioenai Gomes, que atendeu convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).
A idéia, segundo a coordenadora de Eventos da PBTur, arquiteta Márcia Leite, é fugir do lugar comum e usar uma representação tradicional dessa época do ano para divulgar o processo de sustentabilidade através da arte. O presépio ficará instalado até 6 de janeiro, Dia de Reis.

No presépio o artista utiliza 100% de material reciclável, como garrafas pets, tampinhas e latas de refrigerantes. A obra é cercada por dezenas de plantas, entre elas o jacarandá, doadas pelo Viveiro da Prefeitura Municipal de João Pessoa. A indicação de Elioenai Gomes se justifica pelo histórico artístico e o talento com uso de materiais inovadores no desenvolvimento das suas ideias.

O artista – Elioenai Gomes tem 25 anos de atividade no meio artístico cultural, com participação em exposições coletivas e individuais, além de instalações tanto no Brasil como no exterior. O artista também é idealizador de criações artísticas e campanhas sociais para movimentos sociais, como o Ateliê Multicultural, no Centro Histórico, que leva o nome dele e é uma referência em João Pessoa.

O artista também desenvolve o projeto “Reciclar – Um Caminho de Transformação” – que utiliza materiais recicláveis para a composição de obras de arte. “As peças traduzem o ser humano e sua relação com o meio”, explica."
Fonte: PBTur

Eu falei que era interessante por que me remeteu imediatamente a uma apresentação de trabalho de pesquisa realizado pelos meus alunos da disciplina FUNDAMENTOS DA GESTÃO AMBIENTAL, do Curso de Gestão Ambiental do IFPB.

O tema do trabalho trazia uma visão mais profunda da questão da responsabilidade socioambiental. Isso quer dizer que não só as empresas, nesse caso a PBTUR, mas também nós, como indivíduo social e inseridos no meio ambiente, devemos aprofundar a CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL no nosso dia a dia. Ou seja, aprender a conviver e subsistir com essa realidade que é gritante nos dias atuais.

Pense nisso você também!

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Muito boa esta ideia da PBTUR, professor. É preciso divulgar a sustentabilidade.

    ResponderExcluir

Comentaê!