sábado, 6 de novembro de 2010

Definindo Diferença


De acordo com o dicionário a palavra diferença tem como significado:

  1. Qualidade de diferente.
  2. Falta de semelhança ou igualdade; dessemelhança; dissimilitude.
  3. Alteração, modificação.
  4. Diversidade, disparidade, variedade.
Vamos parar nessa definição e investigar melhor o que tudo isso quer nos passar.

Ao pararmos para ler só a primeira definição temos que admitir que ter a diferença é bom, pois é qualidade de diferente. A palavra qualidade traz consigo uma carga imaginária que buscamos em nossa mente de algo que tem qualidade, que é bom, que agrada e que podemos confiar. Ou seja, se uma localidade é diferente significa que ela atrai pela qualidade.

A segunda definição mostra que um não tem semelhança ou igualdade com o outro, seja qual for a natureza. Ter diferença é ser desigual, mostra características que diferenciam.

A terceira mostra que é algo modificado, alterado. Aquilo que era para ser tudo igual, da mesma forma, na verdade surgiu modificado, fora do comum.

Já a quarta, traz três palavras que podemos tirar para nos basear na definição da diferença e onde realmente queremos chegar.

Ter diferença na atualidade é de certo modo ser normal. Num mundo cada vez mais avançado, seja tecnologicamente como espiritualmente, psicologicamente e culturalmente, o diferente é sempre assunto ou sempre foi apontado como anomalia. Por exemplo: o homossexual, o aidético, o deficiente físico, o obeso, entre outros.

O que já foi muito atacado por preconceito, por ser diferente, hoje não tem a mesma pressão ou cobrança da sociedade. Isso acontece porque a diferença está predominando no mundo. Aquele que é diferente está ganhando seu espaço, seus direitos, sua vida, sem se importar com o que é normal ou que se diz normal. A sociedade abraça, mesmo ainda com uma ponta de preconceito, essas pessoas diferentes, pois não há como elimina-los do seu dia-a-dia. Há uma inversão de valores quando pensamos nisso, o que é diferente está se tornando normal, e ser normal é ser obsoleto.

Outro exemplo onde podemos nos referenciar é a questão da moda. As pessoas querem se vestir diferentes para que ela seja destaque onde quer que ela chegue. As passarelas nos mostram isso periodicamente nas principais cidades do mundo da moda. Ser igual hoje não é estar na moda, não corresponde em ter personalidade, é cair no esquecimento, ser passado.

E assim, também, funciona com o turismo. Cada país, cada estado, cidade, local deve procurar seu diferencial turístico e investir nessa potencialidade. É nesse diferencial que o cliente vai se decidir na hora da escolha do destino.

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