quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Resultado da Enquete


Durante 10 dias o Blog Lupa do Turismo deixou à disposição de seus visitantes uma enquete para responder que Ponto Turístico da Grande João Pessoa e todo litoral seria o mais importante. E, nesse tempo, recebemos cinqüenta e duas (52) pessoas votantes. Como foi deixada em aberto a escolha de mais de uma opção, então tivemos um total de cento e vinte e dois (122) votos.

Os viajantes tiveram a oportunidade de colocar, através de voto, sua opinião sobre nossos atrativos.
Com isso, podemos averiguar que, primeiramente, todas as 14 opções obtiveram no mínimo 02 votos. O que pessoalmente me deixou bastante aliviado. Assim que fiz a enquete achei o número de opções muito elevado, talvez uma ou algumas opções não levassem voto.
Em seguida, devemos reconhecer que novos pontos turísticos surgiram nos últimos anos tomando destaque dentre os outros pontos já tão conhecidos e tradicionais do nosso estado.
Bom, colocarei o resultado da enquete abaixo e em continuação faremos mais observações relevantes acerca do resultado:

Em primeiro lugar temos não apenas um vencedor, mas três que receberam igualmente o mesmo número de votos. Totalizando, cada um, 16 votos. Eis os campeões:
1º lugar:
Estação Ciência Cultura e Arte Cabo Branco - 16
Litoral Sul - 16
Praia do Jacaré - 16

Em segundo lugar, com 12 votos, temos o conjunto de piscinas naturais que se formam entre os corais localizado cerca de 1km da costa da Praia de Tambaú.
2º lugar:
Picãozinho - 12

Em terceiro lugar, temos também um empate entre dois grandes pontos turísticos. Cada um recebeu 11 votos.
3º lugar:
Areia Vermelha - 11
Farol do Cabo Branco - 11

Na quarta colocação temos o rico e abrangente conjunto de obras importantes que contam nossa história, com nove votos.
4º lugar:
Centro Histórico - 09

Encontramos mais um empate na quinta colocação, cada ponto turístico recebeu 7 votos:
5º lugar:
Praias Urbanas - 07
Parque Solon de Lucena (Lagoa) - 07

Na sexta colocação está parte de nossa história defensora, com cinco votos:
6º lugar:
Forte de Santa Catarina - 05

No sétimo lugar, com quatro votos, temos o bucólico e calmo espaço que respira natureza, reunindo em seu espaço grande variedade de espécies da fauna e flora.  
7º lugar:
Parque Zôo Botânico Arruda Câmara (Bica) - 04

Na oitava posição encontramos o chamado “coração de João Pessoa”, que devido a esse lugar, principalmente, temos o reconhecimento de ser a 2ª cidade mais verdes do mundo e também, empatados, a parte do litoral com histórias riquíssimas dos primeiros habitantes do nosso estado. Cada um recebeu três votos.
8º lugar:
Jardim Botânico - 03
Litoral Norte - 03

Na última posição, em nono lugar, encontra-se o acervo valorizadíssimo da nossa extensa cultura, com apenas dois votos.
9º lugar:
Casa do Artista Popular - 02

O que notamos de cara é que vários pontos são ainda reconhecidos como grandes e importante, como os mencionados da primeira à quinta colocação. Reconheço e parabenizo os responsáveis por mantê-los dessa forma.

O que de fato me preocupa é que tantos outros, que poderiam estar recebendo tantos votos, na verdade são meras lembranças. O Forte de Santa Catarina, a Bica, o Jardim Botânico e o Litoral Norte merecem investimentos, divulgação adequada, acessos sinalização e, principalmente, projetos incluindo-os no trajeto de passeios realizados por receptivos locais.

E, claro, cabe a nós como cidadãos conhecer tais pontos que, igualmente aos que ficaram nas primeiras colocações, são de extrema importância para o estado. Tornando-nos mais diferenciados em comparação com estados vizinhos.

“Ah, mas você esqueceu de comentar sobre a Casa do Artesão Popular”. Não, não esqueci. Talvez tenha sido uma falha ao especificar apenas um local para representar nossa cultura popular exaltando o artesanato. Sei que temos vários outros como o Mercado de Artesanato Paraibano – MAP, a Feirinha de Tambaú e o futuro Centro Multiuso de Tambaú e, por isso, a opção colocado tenha ganhado apenas 02 votos. Creio que se eu tivesse colocado os quatro locais citados numa única opção, o número de votos seria diferente. Peço perdão aos viajantes por isso.

No mais, como prometido, em breve colocarei a enquete para escolher o mais importante destino turístico da PARAÍBA, incluindo as outras regiões também. Prometo menos opções e mais cuidado ao formular.

Abraço a todos os viajantes!

Um comentário:

  1. Todos os lugares dessa cidade são encantadores. Sou muito feliz por ter vivido alguns incríveis anos nessa cidade, onde moram amigos que amo muito! Parabéns por divulgar a sua cidade e deixar que outras pessoas,como eu, se sintam tão felizes em ter um pouco dela na história pessoal.

    ResponderExcluir

Comentaê!