terça-feira, 23 de novembro de 2010

Apagão aéreo: um caos a ser evitado



Olá, viajantes!

Grande notícia para todos que gostam de viajar e que utilizam o transporte aéreo no período mais movimentado do ano.

Para evitar o caos que infelizmente já estamos acostumados a ver no período que vai do Natal ao Ano Novo, várias empresas e organizações que estão ligados diretamente com o setor de transporte aéreo estão tomando medidas emergenciais para prevenir situações constrangedoras, longas horas de espera e confusões nos aeroportos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem (segunda-feira, 22) em comunicado o resultado da reunião do órgão regulador com a Infraero, Polícia Federal, Receita Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e as seis maiores companhias aéreas (TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip).

Entre as providências estão a disponibilização de aeronaves reserva; o aumento das equipes de atendimento e equipamentos da Infraero; a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico; o incentivo ao check-in pela internet ou totens nos aeroportos; o endosso de passagens entre as empresas, bem como o aumento da fiscalização da Anac, em especial sobre os direitos dos passageiros e, PASMEM, a proibição de overbooking.

Sim, isso mesmo, os senhores viajantes não leram errado. Repito: proibição de overbooking! Talvez essa notícia tenha sido a que mais chamou a atenção e a que mais comemoraremos. Chega de desrespeito com o consumidor, é lamentável esse tipo de prática.

A Agência informou ainda que de 17 de dezembro de 2010 até 3 de janeiro de 2011, a Anac terá uma equipe de 120 pessoas, entre inspetores, diretores e pessoal de apoio, nos períodos de manhã, tarde e noite, em 11 aeroportos de todas as regiões do País: Galeão (RJ), Guarulhos e Congonhas (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) e Manaus (AM).

O objetivo das equipes será o de fiscalizar o atendimento e as providências tomadas pelas companhias aéreas, assim como o cumprimento da Resolução nº 141, em vigor desde junho deste ano, que determina os direitos dos passageiros nas viagens aéreas. Em seu comunicado, a Anac acrescentou também que nos principais aeroportos brasileiros estarão disponíveis aos passageiros cartilhas informativas.

Esperamos, então, que com essas medidas os turistas sejam mais respeitados e possam, definitivamente, realizar suas viagens/sonhos sem o pesadelo dos apagões aéreos nos aeroportos.


Bom para nós!

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