quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nordestinos sofrem discriminação no Twitter

A postagem de hoje é excepcional. Não poderia ficar calado diante do absurdo que vi no Twitter, mesmo antes da finalização das eleições no último domingo (31/10).

Um pouco antes da apuração final das eleições, uma série de postagens no Twitter chamou a atenção de todos no Brasil. Vieram em forma de agressão, discriminação e ódio. Pelo andar da apuração, a candidata Dilma (PT), que vinha sendo apoiada pelo Presidente Lula, vencia o pleito. Com esse resultado caminhando para a certeza da vitória dela, vários usuários do Twitter passaram a xingar os Nordestinos com postagens absurdas. Foram afirmações contendo mensagens discriminatórias.
Mas o que esse epsódio tem a ver com o Turismo? Lembro-me muito bem que assim que comecei a graduação, aprendi que o Turismo é uma ciência INTERDISCIPLINAR... Oi? O que é isso?

"A interdisciplinaridade é um método de ensino que visa à construção de um saber não-fragmentado, um saber que possibilita ao aluno entender a relação com o mundo e consigo mesmo. O estudo do turismo abrange diversas disciplinas que, geralmente, são vistas isoladamente, sem correlação entre si. No entanto, há uma crescente necessidade de se reestruturar o ensino acadêmico, buscando adaptar o conceito de interdisciplinaridade aos cursos de turismo. Um projeto de educação interdisciplinar deverá ser marcado por uma visão geral do conhecimento, com sentido progressista e inovador, formando investigadores críticos e engajados em desenvolver uma teoria do turismo fundamentada na análise holística dos fatos."
Carolina Cordeiro

Tá, mas a dúvida ainda continua: o que isso tem a ver em relação ao acontecido no Twitter?
De fato, quando falamos em interdisciplinaridade (e multidisciplinariadade) do Turismo, nos remete que dessa forma o futuro turismólogo não deveria ver o mundo através de um único olhar, ter uma única percepção. Ou seja, para que nossa formação em Turismo fosse completa e satisfatória, teríamos que estudar tais disciplinas sem discriminação. Só para vocês terem ideia, cito algumas disciplinas por quais passei: administração, marketing, ecossistemas aquáticos, legislação e ética, estatística, história, relações públicas e humanas, cultura brasileira, economia, políticas públicas, psicologia social, bases ecológicas, sociolagia, geografia, entre outras. Então, agregando todas as disciplinas, nos tornaríamos turismólogos capazes... e assim foi feito.
Sendo assim, não posso como profissional e, principalmente, como pessoa inserida numa sociedade, ter uma visão limitada dos acontecimentos. Aprendi com o Turismo que não devemos ficar calados diante dessa barbárie instalada e dessa violência gratuita. Alguns comentários foram tão exagerados, que uma garota pede que cada paulista matesse um nordestino afogado. Por isso, eu repudio as práticas discriminatórias que aconteceram. O Brasil e muito menos os nordestinos não merecem as acusações apontadas. Foi o Brasil inteiro que elegeu a nova Presidenta, a democarcia serve para isso. Os fatos que a fizeram Presidenta não são justificativas plausíveis para tamanha falta de educação, civilidade e respeito aos que compõem a nação brasileira.


"Pra finalizar, quem acha que a Dilma foi eleita só por causa do Norte/Nordeste (o que propiciou toda essa ignorância) é que não viu os números, já que Serra não teve larga vantagem nem em SP e RS, e teve só em torno de 40% em estados como MG e RJ, quatro estados que poderiam ter decidido a favor de Serra facilmente, números não mentem: http://goo.gl/NABF
E sem o Nordeste Dilma seria eleita do mesmo jeito: http://goo.gl/AmRR"


Abaixo segue alguns exemplos das postagens discriminatórias:


É uma pena que um país tão grande e cheio de diversidade como o nosso ainda tenha que aguentar o pensamento limitado de certas pessoas. E não pensem que a discriminação só existe no sul ou sudeste brasileiro. Podemos encontrar facilmente em todas as regiões, e não é só na questão da discriminação regional ou étnica, não. Ainda encontramos todos os tipos de discriminação espalhado pelo país: social, racial, sexual, etc. e até mesmo contra deficientes físicos.

MUDA, BRASIL!

7 comentários:

  1. Boa Bruno! É incrível mesmo como ainda hoje existe esse tipo de comentário, não só pelo fato da descriminação com alguns grupos, mas pela falta de educação e respeito pelas pessoas. Parece que enquanto o tempo avança, muitas pessoas regridem. Mas quem fez isso deve ter conseguido o objetivo: APARECER. Vamos exaltar o que temos de bom, não só no nordeste, mas no Brasil inteiro. Concordo com você!!!!

    ResponderExcluir
  2. Brunooo...
    parabéns pelo texto!
    Infelizmente fiquei sabendo que uma das "comentaristas" citadas acima é uma estudante de direito. Uma verdadeira vergonha para a classe de juristas do nosso país, pois tem o dever de propagar a justiça, mas faz exatamente o contrário, externando o verdadeiro desrespeito à pessoa humana, fundado em um preconceito e uma intolerância absurdos, que ignoram a capacidade de nós nordestinos.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente educação e sabedoria precisam ser internalizados ao longo da vida, de maneira que o educando seja um agente ativo no processo.No caso dessas pessoas a passividade foi tanta que se tornaram isso, seres incapazes de viver em sociedade. Engraçado, conviver é condição fundamental para o ser humano, porque é convinvendo que ele se torna humano.
    "Só o homem é um ser educável que consegue conservar e propagar a sua forma de existência por meio da vontade e da razão. O ser humano cria progressivamente a si próprio e cria, pelo conhecimento do mundo exterior e interior, formas melhores de existência humana." (TEIXEIRA, 1999)
    Parabéns Bruno pelo texto, vc está coberto de razão. Sou pedagoga, e ao ver esse tipo de situação fico imaginando se essas pessoas tiveram algum tipo de educação e que tipo de cidadão estamos formando neste país. São pessoas tão desprovidas de humanidade que são dignas de pena, infelizmente são jovens que serão futuros advogados, médicos, jornalistas, professores etc. Mas graças à Deus por pessoas como eu e vc, nordestinos que não vivem de bolsa família, mas que compreende a importância deste programa para este país,que trabalham muito, estudam muito para construir uma nação mais digna e justa para todos inclusive para pessoas como estas.
    Tereza Cristina
    Pedagoga
    Meu blog: nynadecristo12.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  4. O.O Nunca senti tanta vergonha de ser do sul. Sei que pedir desculpas em nome do povo do sul não adianta, já que infelizmente a opinião desse povo não vai mudar.
    Sinto muitíssimo pelo o que esses ignorantes falaram.

    ResponderExcluir
  5. Juliana, não sinta vergonha de ser do sul e nem precisa pedir desculpas pelas atitudes errôneas dos outros. Eu sinto pena de pessoas assim com essa mentalidade exposta no twitter e fico preocupada em saber que no Brasil, além das pessoas que são ignorantes, porque não tiveram a oportunidade de ter acesso a uma educação digna. Também há pessoas que tiveram acesso a educação e a informação e não conseguem desenvolver intelectualmente.

    Bruno acabei de descubrir seu blog pelo facebook. Muito bom! Parabéns!!

    Kiara Suele P. Costa

    ResponderExcluir
  6. O QUE FALAR DE UMA GENTE, SE É QUE PODEMOS TRATAR DE 'GENTE' AQUELE QUE É CONTRA OS SEUS DE UMA MESMA PÁTRIA? EU TENHO PENA. IGNORANTES SÃO AQUELES, QUE MESMO DIANTE DE UM ESPELHO, NÃO SE RECONHECEM. NÃO SEI PORQUE ESSE ÓDIO CONTRA OS NORDESTINOS. ISSO ME PARECE MEDO DE SER FRACO, MEDO DE SER INSANO, SEM CEREBRO E, PRINCIPALMENTE, SEM ALMA, SEM CHÃO, SEM EDUCAÇÃO.

    BRUNO, COMO NORDESTINA, QUE AMA SUA TERRA, QUE AMA SEU PAÍS, TE AGRADEÇO POR LEVANTAR ESSA BANDEIRA CONTRA O PRECONCEITO, CONTRA O ABSURDO.

    ResponderExcluir
  7. Ela perdeu o emprego:
    http://hype2.me/gdz0

    ResponderExcluir

Comentaê!