quarta-feira, 16 de março de 2011

JOÃO PESSOA PREPARA-SE PARA O CINEPORT 2011

Já não é novidade para ninguém que CULTURA, MÚSICA, CINEMA e EVENTOS têm tudo a ver com TURISMO. Portanto, que venha o CINEPORT 2011!


 O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou de reunião na noite de terça-feira (15) que tratou sobre o Cineport- Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa,que será realizado no segundo semestre deste ano pela terceira vez em João Pessoa. O governador recebeu em seu gabinete, no Palácio da Redenção, a diretora do Festival Cineport e assessora de relações sociais da Energisa, Mônica Botelho, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, as representantes da secretaria estadual de Cultura, Ana Bárbara e Maristela Garcia e o diretor de eventos da Secretaria de Turismo de João Pessoa, Bob Záccara.  

Ricardo Coutinho destacou a importância do Cineport para a integração da cultura local e de países de língua portuguesa e frisou que em dois anos a iniciativa entrou no calendário de eventos do Estado. Ele garantiu que diante da impossibilidade do governo financiar eventos culturais, vai buscar recursos junto aos Ministérios da Cultura e Turismo para patrocinar o festival, além de oferecer apoio técnico e logístico da PBtur e da Secretaria Estadual de Cultura.

A diretora do Cineport, Mônica Botelho, disse que o encontro foi positivo pelo fato do governador manter a parceria com o festival Cineport que foi iniciada na época em que era prefeito da Capital. Ela acrescentou que Ricardo sempre foi um entusiasta e participou das edições anteriores do evento.

Mônica explicou que o festival está buscando um apoio institucional e político do Governo do Estado para ajudar na captação de recursos para a realização da terceira edição do festival em João Pessoa que vai homenagear o pais do Cabo Verde que possui uma rica expressão musical.

Ruth Avelino, da PBTur, ressaltou que o governo do Estado terá um papel fundamental na articulação junto aos ministérios e em empresas públicas como a Eletrobras, Chesf e Petrobras que apóiam iniciativas culturais importantes para a cultura do pais. Ruth destacou que o governo também irá contribuir no apoio logístico como o pessoal que trabalhará no evento e na divulgação.

Fonte: SECOM PB

O que é?

Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004, o CINEPORT- Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004, o CINEPORT- Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Propõe-se também o CINEPORT a cooperar para que o segmento do audiovisual se fortaleça naqueles países onde esta expressão cultural é ainda pouco desenvolvida, procurando abrir possibilidades de intercâmbio entre os profissionais do cinema e do audiovisual e — na medida do possível e em cooperação com os governos — buscando uma legislação que incremente a co-produção e a parceria técnica entre os países-membros da CPLP.

Fonte: CINEPORT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê!