quinta-feira, 3 de março de 2011

CURRÍCULO LATTES

Para todo e qualquer profissional existem dicas bem importantes para manter-se atualizado. Uma delas é a elaboração do Currículo. Segue abaixo dicas importantes:



Qual a importância do Currículo Lattes para você?

Curriculum vitae é, como dizem essas palavras latinas, o relatório da vida da pessoa, sob diferentes ângulos, ou seja, da vida pessoal, da vida profissional, da vida acadêmica.

O Currículo Lattes é um padrão de currículo estabelecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma plataforma online onde os médicos, professores, pesquisadores e acadêmicos cadastram seus dados pessoais, profissionais, produções bibliográficas, técnicas e artísticas, tornando-as disponíveis para quaisquer pessoas com acesso a internet.

O sistema de Currículos Lattes surgiu da necessidade do (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre profissionais em ciência e tecnologia no país. Leva o nome do físico Cesare Mansueto Giulio Lattes, um paranaense que foi um dos maiores cientistas brasileiros e um dos fundadores do CNPq.

A Plataforma Lattes disponibiliza hoje, em sua base de dados, cerca de 1.620.000 de currículos de pesquisadores, tecnólogos e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento que atuam em ciência, tecnologia e inovação. O sistema é utilizado por oito países da América do Sul e da África, e é amplamente reconhecido nos países desenvolvidos.

O Currículo Lattes é critério quase universal para seleções de programas de pós-graduação do Brasil e do exterior, além de ser fundamental nas bancas de contratação de professores universitários em concursos e editais. É uma forma democrática de centralizar as informações acadêmicas de todo país.

Qual a importância do Currículo Lattes para você:
  • Facilidade de preenchimento e consulta em qualquer lugar, através da internet;
  • Torna sua vida profissional mais transparente para a comunidade cientifica;
  • Uniformiza, centraliza seus dados e facilita sua a vida no preparo e envio de seu currículo;
  • Possibilidade de concessão bolsas de estudo, passagens, inscrições em eventos científicos.


Vale lembrar que todos os órgãos de incentivo à pesquisa consultam o Currículo Lattes tornando-se de suma importância para as avaliações de produção científica.

Você pode preencher ou atualizar o seu Currículo Lattes em
http://lattes.cnpq.br/

Ah, não deixe de visitar o meu currículo: http://lattes.cnpq.br/0743392312262152


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê!