sexta-feira, 11 de março de 2011

ADAPTAÇÃO ÀS ADVERSIDADES: O TURISMO E OS DESASTRES NATURAIS

É difícil não se chocar e se surpreender com os desastres naturais quem vem acontecendo no mundo.  O mais atual, que aconteceu hoje no Japão, foi bem expressivo. Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), esse teria sido o 7º pior da história. Um terremoto de magnitude 8,9 que gerou, em seguida, um enorme tsunami atingindo a costa do país. As cenas de devastação percorrem todo o mundo nesse momento e ainda há riscos de mais devastação nas costas mais próximas (Havaí, Filipinas, Indonésia, China, etc.). Vejam:



Tais acontecimentos afetam a economia mundial, gerando impactos negativos em todos os setores, incluindo o Turismo.
Porém, a curiosidade humana não tem limites. Como se diz: “você morre sem ter visto tudo no mundo”.
Segue abaixo um caso inusitado de Turismo, leiam e tirem suas próprias conclusões:

Indonésia atrai turistas até para áreas que sofreram desastres naturais
O turismo na Indonésia, local de praias paradisíacas, paisagens tropicais e cultura exótica, se reinventa e tenta atrair o viajante para locais devastados por fenômenos naturais.
O arquipélago indonésio, encravado no Círculo de fogo do Pacífico, uma área que registra uma média de 07 mil tremores ao ano, começa a seduzir os viajantes fascinados pela história de vulcões, terremotos e tsunamis.
Estas adversidades que antes representavam um obstáculo para o turismo, que gera cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, atualmente se transformou em uma fonte de receitas.
A destruição causada no ano passado pela erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java e próximo à cidade de Yogyakarta, agora está sendo explorada comercialmente.
Mais de 300 pessoas morreram por causa das erupções do Merapi. Mas atualmente a destruição da região, onde é possível ver os restos de casas queimadas, é visitada diariamente por dezenas de turistas, desde que os guias de excursões resolveram incluir esse cenário em seu roteiro.
Até os moradores da região resolveram se aproveitar desse fluxo de turistas, criando estabelecimentos que vendem desde fotos do desastre a camisetas e DVDs com imagens chocantes.

Adaptação
Para Alessandra Marozza, uma turista italiana, a maior surpresa não foi contemplar o desastre, mas "a forma como os indonésios se acostumaram à catástrofe".
A população do país sabe se adaptar rapidamente às calamidades, e por tradição, apego ou necessidade, acaba refazendo sua vida nas encostas dos vulcões, regiões sísmicas ou em áreas litorâneas expostas ao risco de um tsunami.
Por causa desta nova tendência, o Ministério de Turismo ressaltou que sua política consiste em atrair turistas para áreas devastadas após sua completa recuperação.
Com esta filosofia, as autoridades começaram a promover o turismo em Aceh, situada no extremo norte da ilha de Sumatra, e que ficou famosa desde que sofreu com um maremoto que deixou 164 mil mortos em 2004.
Em Banda Aceh, a capital da província, foi construído um museu sobre o maremoto, onde é possível ver fotografias do desastre e relatos dos sobreviventes.
Os vulcanólogos locais calculam que atualmente há na Indonésia 129 vulcões ativos e, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos, este arquipélago, formado por 17.508 ilhas, teve o maior número de vulcões ativos ao longo da história.

O que a curiosidade humana não faz, não é? O que podemos aprender é que pra tudo existe o lado negativo e o positivo, cabe a nós extrair as coisas boas dos acontecimentos ruins e, com isso, adaptar-nos às adversidades.
Não estou afirmando aqui que os desastres são bons ou devem acontecer. Jamais diria isso, porém devemos aproveitar as oportunidades que surgem até mesmo nos desastres.
Deixo minha solidariedade aos japoneses e a todos que foram e estão sendo atingidos por essa tragédia nesse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentaê!