segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bandeira da Paraíba: mudar ou não mudar?

Com a chegada dos 426 anos de aniversário de João Pessoa, no último dia 05 de agosto, vi que a discussão acerca da mudança da bandeira do nosso estado voltou à tona.

Por algum tempo achava que o tema era desnecessário, que deveríamos nos conformar com as mudanças feitas, desde 1930, e pronto. Era assim e assim que deveria ser. SERÁ?

Há alguns dias assisti vários vídeos no youtube que me fizeram pensar o contrário. A mudança nunca é tardia. Enquanto houver tempo nunca será tarde para retomar as verdadeiras características do nosso povo, costumes, identidade e, claro, nossa CULTURA. E isso deve começar com nossa bandeira. A negatividade que ela representa não tem nada a ver com a realidade da nossa gente, não tem nada a ver com a diversidade das nossas cores, da vida que verdadeiramente se vive em nossas terras.

Turisticamente falando, acredito que a mudança será benéfica para nós. É o resgate da nossa identidade, da nossa paraibanidade. Orgulhar-se das nossas raízes é necessário e é disso que mais precisamos.

EU APOIO O MOVIMENTO: PARAHYBA, NOSSA BANDEIRA É A CULTURA!



Chega de sangue, de luto de "nego"!

E você? O que acha? Dê sua opinião!

Link: VARADOURO CULTURAL

Um dos vídeos:



Um comentário:

  1. Caro Bruno, sou paraibano e amo muito minha terra, venero sua história- embora todos saibamos que heróis, guerras e sangue têm sua história oficial, que nos é repassada nas escolas, e nada ou pouco se publica sobre a história oficiosa. Mas tudo bem, não estou aqui para discutir isso, porque senão teria que discutir a história de todos os estados e todas as nações, que estão repletas de narrativas em que o herói é o dominador.
    Quero no entanto deixar minha opinião de que a bandeira do Nego representa, sim, uma capítulo em nossa história, e, como tal, temos de respeitá-la e amá-la como nosso símbolo. Defendo nossa bandeira oficial em toda sua plenitude de beleza, pois sua singularidade é paradoxalmente muito rica e representativa. Estou, sim, dizendo que a bandeira da Paraíba é linda, e devemos continuar com ela. Não faz sentido tentar mudá-la, pois não devemos NEGAR sua importância.

    ResponderExcluir

Comentaê!